Currículo do autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e mestre em Brazil in Global Perspective (Brasil em perspectiva global) no Brazil Institute, do King’s College de Londres.

Atualmente vive em São Paulo e trabalha como repórter da editoria Mundo da “Folha de S.Paulo”, colunista de temas relacionados à imagem internacional do Brasil no Blog Brasilianismo, do portal UOL. Atua também como jornalista free lance, editor, escritor, produtor de content marketing e consultor de nation branding.

É autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda Editorial, 2013), “Comendo Londres – Um guia para amar a pior comida do mundo” (Livros de Comida – no prelo), “Itália abaixo de zero” (Ed. Memória Visual – no prelo),  “Comendo a Grande Maçã – uma viagem gastronômica por Nova York” (Ed. Memória Visual, 2011) e “Por um fio – o mundo explicado pelo telefone” (Ed. Multifoco, 2008). Foi responsável ainda pela pesquisa e redação do livreto “Brazil Now“, da consultoria internacional Hall and Partners.

Atuou como pesquisador da universidade britânica com bolsa de estudos do programa Chevening do governo britânico.

Foi chefe de reportagem da rádio CBN entre 2015 e 2016.

Trabalhou como repórter da editoria Brasil no “Valor Econômico” em 2015.

Foi Editor-Executivo de Conteúdo do portal  Terra até 2013.

Escreveu também o blog Brazil no Radar, com análise da cobertura da imprensa internacional a respeito do Brasil.

Antes, atuou por 6 anos no G1, o portal de notícias da Rede Globo, onde foi repórter e editor da página principal do portal. Trabalhou também como redator do caderno Mais!, da “Folha de S.Paulo”, entre 2004 e 2006, e teve ainda passagens rápidas pelos cadernos de Esportes e Mundo do mesmo jornal.

Morou por seis meses em Nova York em 2010, durante um período de licença da Rede Globo, quando desenvolveu uma pesquisa sobre a imagem internacional do Brasil, que se tornaria o livro “Brazil”. No mesmo período, realizou a pesquisa em gastronomia que se tornaria o livro “Comendo a Grande Maçã”.

Passou ainda 4 anos na editoria de Mundo do G1 (entre 2006 e 2011), atuou em coberturas internacionais na Bolívia, na Venezuela, na Colômbia, na Jordânia e nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Nascido no Recife, formou-se em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 2003.

Passou, no mesmo ano, pelo Curso Intensivo de  Jornalismo Aplicado do jornal “O Estado de S. Paulo” e, em 2004, pelo Programa de Treinamento do jornal “Folha de S.Paulo”.

Participou em 2003 de um curso de extensão em economia pela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/USP).

Foi bolsista, entre 2001 e 2002, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Católica de Pernambuco com o tema“Torturados em Pernambuco durante o Regime Militar”. O resultado da pesquisa foi publicado nos Anais da 4ª Jornada de iniciação científica PIBIC, da FASA, sob o título “Contradições da lei 11.773/00- Torturados em Pernambuco durante o regime militar”.

Começou a atuação profissional como estagiário da Rede Globo Nordeste, em 2003.

Além do português, fala fluentemente inglês, francês e espanhol.

Anúncios

One thought on “Currículo do autor

  1. Pingback: Apresentação « Daniel Buarque

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: